top of page

A importância de Boas Práticas de Fabricação: Caso Fugini

Foto do escritor: i-PAC i-PAC

Molhos comercializados pela empresa FUGINI que foi alvo de suspenção pela ANVISA.
Produtos da empresa FUGINI (REPRODUÇÃO/ FACEBOOK/ FUGINI)

No último dia 29, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca brasileira FUGINI produzidos na fábrica de Monte Alto (SP), empresa de alimentos que atua no comércio de molhos, conservas e condimentos. A empresa comercializa produtos em todo território nacional, sendo uma marca reconhecida pelos brasileiros.


A suspensão ocorreu após uma inspeção realizada por técnicos da ANVISA na fábrica da FUGINI localizada Monte Alto (SP), onde foram encontradas irregularidades relacionadas a higiene, controle de pragas, controle de qualidade e segurança das matérias primas, além de falhas na rastreabilidade e controle de qualidade da fábrica, a suspensão ocorre como medida preventiva segundo a ANVISA, após a fiscalização que ocorreu juntamente com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e pela Vigilância Sanitária municipal de Monte Alto (SP). Ainda segundo o comunicado da ANVISA, essas medidas seguem válidas até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação.


A Anvisa irá publicar, nesta quinta-feira (30/3), a Resolução - RE 1.051, específica para lotes de maioneses da marca Fugini produzidos na fábrica de Monte Alto (SP), no período de 20/12/2022 a 21/3/2023.


A nova medida proíbe a comercialização, a distribuição e o uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca FUGINI, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes que irão vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354.


A medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese. Esse fato foi constatado na inspeção sanitária conjunta que resultou na publicação, na última segunda-feira (27/3), da Resolução-RE 1028/2023.


Conforme o Código de Defesa do Consumidor, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento dos alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor.

Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento.


O caso ganhou notoriedade nesta semana e foi noticiado por portais de noticias em todo Brasil, mostrando a importância do controle de qualidade para a fabricação de produtos alimentícios.



caso fugini foi noticiado pelos principais portais de noticias do brasil
A notícia da suspensão foi mencionada pelos principais portais de notícias do Brasil.

Como já abordamos aqui em nosso blog, as boas práticas de fabricação (BPF) são cruciais para os processos de produção de alimentos e a qualidade final do produto. Elas são um conjunto de normas e procedimentos estabelecidos pela legislação brasileira para garantir a segurança e qualidade dos produtos alimentícios. Essas práticas são fundamentais para prevenir riscos à saúde dos consumidores e assegurar a confiabilidade dos alimentos produzidos.


As Boas Práticas de Fabricação são fundamentais para a garantia da segurança alimentar e da qualidade dos alimentos produzidos. A implementação dessas práticas exige o comprometimento de toda a equipe envolvida na produção, e o monitoramento constante para garantir a eficácia das ações adotadas.


Para evitar falhas de higiene, controle de pragas, controle de qualidade e segurança das matérias primas, além de falhas na rastreabilidade e controle de qualidade, a i-PAC disponibiliza no mercado, uma ferramenta moderna e tecnológica que lhe auxilia a manter os padrões exigidos pela legislação, o SIOSI - Serviço de Informação Operacional do Serviço Industrial, que controla e gerencia o monitoramento e verificação dos processos de produção e de estoque de qualquer lugar e em tempo real. O sistema possui três módulos que modernizam as rotinas de sua empresa passando do manuscrito ao digital, são eles: Programas de Autocontrole (PAC), Rastreabilidade (Gestão de Custo e Estoque) e Gestão do Abate (Ante Mortem e Post Mortem).


Com a modernização que um software pode proporcionar, casos como vimos essa semana se tornam cada vez mais raros, uma vez que com um sistema de controle de qualidade, as falhas são apontadas, ao mesmo tempo que gera ações corretivas com prazo de execução, conheça mais o sistema SIOSI, clicando aqui.


REFERÊNCIAS


ANIVISA SUSPENDE ALIMENTOS DA MARCA FUGINI (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-suspende-alimentos-da-marca-fugini)


ANVISA SUSPENDE FABRICAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E USO DE ALIMENTOS DA MARCA FUGINI PRODUZIDOS EM FÁBRICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO (https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/03/29/anvisa-suspende-fabricacao-comercializacao-e-uso-de-alimentos-da-marca-fugini.ghtml)


Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
bottom of page