top of page

AVALIAÇÃO DO SISTEMA INFORMATIZADO PARA O GERENCIAMENTO DOS PROGRAMAS DE AUTOCONTROLE EM AGROINDÚSTRIAS - "Do Manuscrito ao Digital "

  • Foto do escritor: i-PAC
    i-PAC
  • 27 de mai. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de mai. de 2024

Marcelo Nalin

Faculdade de Veterinária, Programa de Pós-graduação em Alimentos de Origem Animal, Curso de Mestrado Profissional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

 

PALAVRAS-CHAVES: Autocontrole digital, Gestão digital, Avaliação de satisfação, Sistema de informação, Gestão de qualidade.


 

RESUMO

Há algumas décadas, um dos maiores desafios da agroindústria tem sido superar o trabalho que, de forma manuscrita e lenta, o controle de qualidade vem desenvolvendo, dos registros dos programas de autocontrole. Visando esta demanda, foi aplicado o software - Sistema de Informação Operacional do Serviço Industrial – SIOSI, que auxilia a indústria por meio do registro das informações de forma digital.  A avaliação do sistema foi realizada em 21 agroindústrias de diferentes segmentos, distribuídas pelos estados brasileiros. Os resultados na adoção do sistema foram de 98,6%. Já para a indicação do sistema para outras empresas, foram de 87,6%. Ademais, o aspecto relacionado à dimensão voltada à segurança, no que tange à operacionalidade do sistema, representa um elemento positivo e de notável importância.

 ABSTRACT

One of the biggest challenges of the agroindustry is to overcome, over decades, the work that quality control has been developing, in a handwritten and slow way, from the records of self-control programs. Aiming at this demand, the system called SIOSI was applied, which helps the industry by recording information digitally. A System evaluation was carried out in 21 agribusinesses from different segments, distributed across the Brazilian states. The System adoption results were 98.6%. As for recommending the System to other companies, were at 87.6%. Furthermore, the aspect related to the security dimension, regarding system operability, represents a positive element of notable importance.

INTRODUÇÃO

O uso da tecnologia viabiliza os registros de monitoramento e verificação online dos programas de autocontrole. Assim, o software de informação revela-se ferramenta necessária no auxílio da modernização, desburocratização e ordena para o programa de incentivo à conformidade aos agentes privados. Portanto, o Congresso Nacional aprovou, em dezembro de 2022, a lei 14.515 que trata sobre Autocontrole (Brasil, 2022).

O uso de um sistema informatizado pode contribuir para a melhoria contínua, porque, a partir de uma irregularidade ou ocorrência encontrada durante o processo, é possível evitar sua recorrência. Essa preocupação caracterizou a chamada “Era de Inspeção”, cuja finalidade era apenas a de identificar os defeitos do produto e não do processo como um todo. O sistema constitui uma estrutura que integra, padroniza e harmoniza as atividades do setor privado e público. 

MATERIAL E MÉTODOS

Neste trabalho, o modelo de pesquisa abordado foi a elaboração de um questionário para medir a satisfação da qualidade da informação pelos usuários do sistema de gestão da qualidade dos programas de autocontrole na agroindústria. A metodologia de pesquisa utilizada foi do tipo survey.

O questionário qualitativo foi aplicado por meio de convite encaminhado via correio eletrônico para as 21 (vinte e uma) empresas, de vários estados brasileiros, que utilizam o sistema das diferentes categorias. Entre os usuários participantes, havia o Gestor (G), o Fiscal(F), o Inspetor (I), o Responsável Técnico (RT) e o Monitor (M). A avaliação foi realizada pelos usuários do sistema, que avaliaram o grau de satisfação de uso, baseando-se nas 15 dimensões da qualidade e mais duas questões sobre o grau de indicação do sistema. O questionário foi segmentado em blocos de perguntas na escala Likert de 1 a 5 e foram apresentadas 2 questões visando o Net Promoter Score (NPS), o grau de satisfação na escala de 1 a 10.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos demonstraram as principais dimensões, apuradas por categoria profissional de usuário, resultando os pontos positivos e as fragilidades no sistema para as possíveis melhorias do software. A avaliação em relação à satisfação geral dos respondentes com a adoção do sistema foi de 98,6%. Já para a indicação do sistema avaliado pelo NPS foi de 87.6% para outras empresas, o que é considerado alto. Os resultados obtidos cumprem os critérios de satisfação e recomendação do sistema conforme avaliação realizada. Ademais, o aspecto relacionado à dimensão voltada à segurança no que tange à operacionalidade do sistema representa um elemento positivo e de notável importância. O sistema, devido à sua natureza intuitiva tanto para a execução das atividades quanto para a segregação e consulta das informações, caracterizou o nível de satisfação dos grupos de colaboradores que responderam a pesquisa, o que permite afirmar com segurança que o sistema pode ser eficazmente promovido.

 CONCLUSÃO

A pesquisa buscou analisar a percepção do usuário em relação à qualidade da informação sobre o uso do sistema no setor da agroindústria. Todos os objetivos foram alcançados e demonstraram resultados positivos sobre o grau de satisfação de uso do sistema SIOSI. O sistema apresenta uma clara modernização nas atividades de autocontrole, evoluindo "do manuscrito ao digital" e facilitando a operacionalidade de forma segura, além de promover a desburocratização, customização e mitigar riscos e falhas. Deve-se enfatizar que este trabalho de pesquisa é pioneiro na avaliação da satisfação dos usuários quanto à utilização de um sistema para a gestão de autocontrole e autogestão na indústria.



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

SOMOS CREDENCIADOS

I-Pac empresa credenciada no Ministério da Agricultura
I-Pac empresa credenciada no Ministério da Agricultura
rodape_i-pac.png

Av. São Paulo, 650 - Centro, Pinhalzinho - SC, 89870-000

comercial@siosi.com.br

(49) 99801-1059

@2023 - I-PAC Sistemas

Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page