INSPEÇÃO ANTE e POST MORTEM - AVES
- i-PAC
- 19 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
INSPEÇÃO ANTEM MORTEM É atribuição específica do Médico Veterinário e compreende o exame visual dos lotes de aves destinadas ao abate, bem como o conjunto de medidas adotadas para a habilitação das mesmas ao processamento industrial. A inspeção ante mortem colabora para evitar o abate de aves com repleção do trato gastrointestinal e, consequentemente, possíveis contaminações durante o processamento industrial (artigo 227 do RIISPOA). Para tanto, as aves que chegarem ao abate, deverão cumprir a suspensão da alimentação por um período mínimo de 6 (seis) a 8 (oito) horas.

INSPEÇÃO POST MORTEM : É realizada individualmente durante o abate, através de exame visual macroscópico de carcaças e vísceras e, conforme o caso, palpação e cortes.
A inspeção de linha é realizada por pessoal treinado especificamente para tal função, mas o juízo final sobre a comestibilidade das carnes e vísceras, cabe única e exclusivamente ao veterinário oficial. A Inspeção post mortem de aves "Linhas de Inspeção"
Linha A - Exame interno
Linha B - Exame de vísceras
Linha C - Exame externo

Gestão de abate-Gestão de Risco. AUTOCONTROLE-AUTOGESTÃO. O uso de software sobre gestão de qualidade, garante uma eficiencia sobre a gestão das informações com maiores garantias do que as executadas no papel.
Autocontrole lei 14.515/22.
Comments