O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encontrou amido em requeijão comum e requeijão cremoso no comércio varejista sem indicação no rótulo, caracterizando fraude econômica. A operação abrangeu nove estados, coletando 180 amostras em 66 estabelecimentos nacionais.
Das 179 amostras analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), nove apresentaram presença de amido. A identidade das marcas não foi divulgada devido ao processo administrativo em andamento. A adição de amido em requeijão é considerada fraude econômica, uma vez que não corresponde à informação declarada no rótulo.
Medidas fiscais previstas na legislação, como apreensão cautelar dos produtos e autuação em processo administrativo, estão sendo aplicadas às amostras fora da conformidade. Segundo a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana, qualquer comercialização sem a indicação correta configura fraude ao consumidor.
Para evitar falhas como essa, é necessário a implantação de um sistema de gestão de qualidade eficiente aliado a rastreabilidade que mitigue falhas evite multas e processos como os descritos na matéria.
Conheça os módulos informatizados que garantirão a qualidade de seus processos produtivos:
Clique sobre a imagem para conhecer mais!
Comments