top of page
Foto do escritori-PAC

OVOSCOPIA - Os estabelecimentos de ovos e derivados, devem realizar a inspeção de maneira Criteriosa

A ovoscopia é um procedimento bem simples, que consiste em colocar os ovos, dentro de um local escuro, contra uma fonte de luz. Assim, podemos avaliar ovos danificados e permite enxergar o seu interior, a presença de embriões, ovos quebrados, rompidos, com manchas internas de sangue e carne e com eventuais problemas internos de qualidade que desqualificam esses ovos para o consumo.

Os estabelecimentos de ovos e derivados, respeitadas as particularidades tecnológicas cabíveis de cada estabelecimento, também devem dispor de instalações e equipamentos para a ovoscopia e para a classificação dos ovos.


Uma dica O ovo fresco apresenta pH da gema de 6,0 e da clara de 6,6. A partir do 7º dia da postura, você já pode verificar em um ovoscópio se um ovo está fértil ou não. A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo



Após as avaliações e registros dos autocontroles, os ovos estão aptos a comercialização com qualidade certificada pelo serviço de Inspeção. Autocntrole e/ou Autogestão é a garantia de ofertar produtos com qualidade e baixo risco.


18 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page