A adesão ao SISBI-POA é voluntária e as empresas interessadas em participar do sistema devem atender aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Para se adequar ao sistema, as empresas devem implementar um sistema de controle de qualidade e segurança de seus produtos, além de atender aos requisitos de higiene, sanitários e ambientais estabelecidos pelo MAPA. Além disso, as empresas devem passar por uma auditoria realizada por uma equipe técnica do MAPA para avaliar sua conformidade com os requisitos do SISBI-POA, para isso existem consultorias que auxiliam você no passo a passo para obter a adesão, clique aqui para solicitar uma avaliação.
Uma vez que a empresa seja aprovada na auditoria, ela pode solicitar a inclusão no sistema, indicando quais produtos deseja registrar. Após a inclusão, a empresa pode comercializar seus produtos em todo o país, desde que atenda aos requisitos do sistema.
A adesão ao SISBI-POA traz muitos benefícios para as empresas, como a ampliação do mercado, redução de custos com inspeção e facilidade na exportação de produtos de origem animal. Além disso, os consumidores também se beneficiam, pois têm acesso a produtos de origem animal de qualidade e seguros.
Para aderir ao SISBI-POA, as empresas precisam seguir algumas etapas:
Verificar se a empresa atende aos requisitos: A empresa deve avaliar se atende aos requisitos estabelecidos pelo MAPA, como a capacidade de implementar um sistema de controle de qualidade e segurança, e cumprir as exigências de higiene, sanitárias e ambientais.
Solicitar a auditoria: A empresa deve solicitar a auditoria ao MAPA, que irá avaliar o cumprimento dos requisitos. A auditoria é realizada por uma equipe técnica do MAPA.
Preparar a documentação: A empresa deve preparar toda a documentação necessária para a auditoria, incluindo informações sobre a infraestrutura, equipamentos, processos produtivos, programa de controle de qualidade e segurança, e outros documentos exigidos pelo MAPA.
Realizar a auditoria: A equipe técnica do MAPA realiza a auditoria, avaliando o cumprimento dos requisitos pelo sistema de produção da empresa.
Obter a inclusão no sistema: Após a auditoria, a empresa pode solicitar a inclusão no sistema, indicando quais produtos deseja registrar. A inclusão no sistema permite que a empresa comercialize seus produtos em todo o país.
Implantar um sistema de controle de qualidade significa manter um monitoramento das atividades dentro da indústria, para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos e é uma exigência regulatória no Brasil desde os anos 1990, desde lá foram implementados de maneira tradicional, por meio de planilhas físicas e monitoramentos manuais (papel e caneta). Nos dias de hoje com a modernização tecnológica dos setores produtivos do Brasil e em especial do setor alimentício, se torna vantajoso manter um programa de controle de qualidade digital, valendo-se da modernidade para manter o processo de acordo com a legislação e prevenindo possíveis multas ou problemas com os órgãos fiscalizadores. Para te ajudar nessa tarefa preparamos algumas soluções que vão impulsionar sua gestão da qualidade e consequentemente auxiliar no processo de adesão ao SISBI-POA.
Aqui na I-PAC estamos sempre pensando em soluções para alavancar sua gestão da qualidade!
Av. São Paulo, 650 - Centro, Pinhalzinho - SC, 89870-000
@2023 - I-PAC Sistemas
Todos os direitos reservados.
Comments