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Você sabe o que é APPCC e como ela pode agregar em sua empresa?

Foto do escritor: i-PAC i-PAC

Monitoramento digital APPCC
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O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC, ou em inglês, HACCP) é um conjunto de procedimentos preventivos desenvolvido para identificar e controlar os perigos físicos, químicos e biológicos em alimentos, visando a prevenção de doenças transmitidas por alimentos.

No Brasil, a legislação que estabelece os requisitos para a implementação do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 275/2002, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e é regulamentada pela Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O APPCC envolve a identificação dos perigos associados a cada etapa do processo de produção de alimentos, bem como a análise dos pontos críticos de controle (PCC), ou seja, os pontos onde esses perigos podem ser eliminados ou reduzidos a níveis seguros. A partir daí, são estabelecidos procedimentos de controle desses pontos críticos, visando garantir a segurança e a qualidade dos alimentos.

O processo de implantação do APPCC envolve a realização de uma série de etapas, que incluem:

  1. Identificação dos perigos: é preciso identificar os possíveis perigos que podem afetar a segurança e a qualidade dos alimentos, tais como contaminação por micro-organismos, resíduos químicos, presença de corpos estranhos, entre outros.

  2. Identificação dos pontos críticos de controle: são pontos no processo de produção em que os perigos podem ser controlados ou eliminados, como a temperatura de cozimento, a higiene dos equipamentos, a armazenagem dos alimentos, entre outros.

  3. Estabelecimento de limites críticos: são os limites que devem ser controlados em cada ponto crítico, como a temperatura, o tempo de cozimento, o pH, entre outros.

  4. Monitoramento dos pontos críticos: é necessário monitorar regularmente os pontos críticos para garantir que os limites críticos estão sendo respeitados.

  5. Ações corretivas: caso seja identificado um desvio nos limites críticos, é preciso tomar ações corretivas imediatas para corrigir o problema.

  6. Verificação: é preciso verificar periodicamente se o sistema está funcionando corretamente, avaliando os resultados e tomando ações corretivas quando necessário.

O APPCC é uma ferramenta importante para garantir a segurança dos alimentos e é utilizado em todo o mundo como um requisito regulatório para a indústria de alimentos e bebidas. Os três módulos do SIOSI - Serviço de Informação Operacional do Serviço Industrial se associam diretamente com os princípios que fundamentam a APPCC.

Programa de autocontrole digital para a indústria
  • Monitoramentos personalizados: Crie monitoramentos de acordo com a realidade da sua empresa.

  • Controle por situação e unidade: Monitore de acordo com a análise da situação vista. Insira campos para descrição e observações, controle por valores, anexos de imagens e laudos comprobatórios.

  • Não conformidades e ações corretivas: Controle de não conformidades vistas com inserção de plano de ação gerando tarefas com prazo para verificação e controle de efetividade.

  • Indicadores de situação: Indicadores de monitoramentos à realizar, documentos, tarefas e Planos de Ações pendentes de verificação e conclusão em sua empresa.

  • Gráficos personalizados: Obtenha gráficos comparativos em tempo real para análise da indústria e segmente de acordo com suas necessidades.

  • Relatórios com assinaturas de verificação: Geração de relatórios com data, hora, georreferenciamento, situação de conformidade, plano de ação (possibilidade de múltiplas assinaturas de verificação).

Programa de rastreabilidade, gestão de custo e estoque para a indústria
  • Gerenciamento de processos em tempo real: Coordene em tempo real a quantidade em estoque dos produtos de maneira geral e por lote, bem como seu endereçamento e data de validade.

  • Controle de movimentações: Verificação da entrada, produção e saída. Recall e perdas de produtos com possibilidade de inserção de anexos referente à relatórios gerados. Análises e geração de notas fiscais.

  • Custo da produção: Controle de valores de custo da produção referente aos materiais e insumos utilizados.

  • Código de barras: Geração de código de barras do produto por lote gerado, facilitando o controle e movimentações internas.

  • Históricos de movimentação: Verifique históricos de movimentações de cada lote em estoque.

  • Relatórios personalizados: Crie relatórios gerais (de acordo com data de movimentação) e específicos (por produtos, lotes, tipo de movimentação).

Gestão do Abate Ante e Post Mortem
  • Pré-escala de abate: Geração de cronogramas das escalas mensais, semanais e diárias por meio de pré escalas de abate e gestão sanitária.

  • Avaliação documental pré-abate: Realize a verificação dos documentos emitidos para empresa - serviço oficial - abate com a opção de liberação ou não do lote para o abate pelo inspetor.

  • Análise clínica: Avaliação que possibilita a segregação de informações adicionais de cada animal/lote (causa e destinação).

  • Registro de post mortem: Classificação da carcaça e vísceras de linha e DIF, formando sua causa e destino.

  • Relação de romaneio: Relatório de romaneio com informações de abate, classificação de carcaça, rendimentos e valores.

  • Relatório de abate diário e mensal: Tenha relatórios específicos contendo verificações e classificações, laudos, destino de cada animal, data da verificação, assinatura e anexos dos responsáveis.

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